sábado, 9 de abril de 2011

Reunião na Sala dos Professores

(Cena da peça de teatro inédita “Pó de Giz” de Vladimir Riomar. Nada a ver com a tragédia de Realengo- RJ. Ou não...)
  • Gente, eu vou pedir muita calma.
  • Calma coisa nenhuma. Acho isso um absurdo. É caso de expulsão na hora!
  • Eu também acho!
  • É é isso mesmo!
  • Gente, mas é só um menino...
  • Não, não é coisa de menino o que ele fez, não!
  • Eu acho que dona Matilde foi humilhada por esse moleque.
  • Foi sim!
  • Se a gente deixar do jeito que está, vai ser um prëmio. Todos os outros alunos vão se achar no direito de fazer a mesma coisa.
  • A mesma coisa não vão fazer porque ninguém aqui vai ser bobo de aceitar nada desses meninos.
  • Mas a gente aceitava.
  • Na inocência... Quem iria de imaginar?.
  • Calma, além de dona Matilde, quem mais comeu, quero dizer, quem foi que aceitou bala do moleque ? (Duas professoras levantam os dedos timidamente, seguida por outras duas)
  • E daí, que que é isso tem a ver ? Poderia ser qualquer uma de nós.
  • É verdade!
  • Eu mesmo já estive muito próxima disso. É que eu não gosto de chupar balas antes do almoço. Me tira o apetite.
  • Pois eu muitas vezes aceitei. Por educação! Pra não deixar o aluno sem graça
  • É, a gente faz essas coisas para manter um laço de amizade.
  • Eu estou perguntando porque todos nós sabemos que uma das professoras tem disseminado esse hábito, não é mesmo?
  • Eu distribuo balas para os alunos para que eles se acalmem.
  • Eu mesma presenciei quase todo mundo aqui aceitando as balas da Professora Tänia.
  • Não tö entendendo... Quer dizer que a Tânia também...
  • Não, não, não! Não é isso que eu quero dizer...
  • Eu digo que ai...  É pinto e buceta?... tudo junto?..
  • Olha o linguajar, Raquel!
  • Quero dizer que vocês aceitam da professora Tania porque confiam nela.
  • Já entendi, houve uma quebra de confiança... Não se pode confiar nesses moleques.
  • Mas eu ainda perguntaria se alguém foi obrigado a aceitar?
  • Pelo amor de Deus! Eu não to entendendo. Se um moleque passa bala no pinto e se vangloria com seus colegas de que fez a professora comer, do modo como a professora achou gostoso. Eu pergunto se não é motivo suficiente para uma expulsão.
  • Não sei, estou confusa, qualquer que seja a decisão desse conselho temos de fundamentar muito bem....

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir